Instituto Pensar - “Nós precisamos de ar”: movimento lança manifesto com ações antirracistas

“Nós precisamos de ar”: movimento lança manifesto com ações antirracistas

por: Mônica Oliveira 


"Nós precisamos de ar”. Essa é a chamada do Movimento AR, por atitudes reais antirracistas, liderado pela Faculdade Zumbi dos Palmares e a Ong Afrobras, que na última terça-feira (30/5) lançaram manifesto com dez ações práticas para combater o preconceito e a discriminação racial contra negros. O respiro proposto pelo movimento, faz alusão ao caso George Floyd, homem negro suplicando ar e que morreu asfixiado por um oficial branco na cidade de Minneapolis, Estados Unidos, em 25 de maio.

Segundo o Correio Braziliense, as ações estratégicas propostas pelo Movimento AR têm previsão de execução em cinco anos, com meta de chegar a 30% de resultado em apenas um ano. A primeira ação do coletivo mira as abordagens policiais, ponto de tensão na pauta racial. Em busca de diálogo, o movimento tem marcada para esta quinta-feira (2) reunião com o Comando Geral da Polícia Militar de São Paulo.

"No Brasil também tivemos outros ‘George Floyd’, que foram assassinados da mesma maneira, seja pela polícia militar, civil, exército ou seguranças privadas”, resgata o reitor da faculdade, José Vicente.

Movimento por mudanças

O manifesto do movimento propõe mudanças estruturais que impactem vidas negras, oferecendo acesso à educação e renda. Para isso, os organizadores das ações pretendem articular parcerias empresariais e políticas públicas, alinhando iniciativas ao cenário pré e pós-pandemia. A prorrogação da Lei de Cotas nas universidades públicas federais, encabeça as propostas do movimento, como marco zero. Confira aqui todas as propostas.

"Nós, parte da população negra, já vínhamos de uma realidade em que 70% dos mais de 13 milhões de desempregados eram pretos ou pardos e, após a pandemia, sabemos que quem vai sofrer com o novo cenário são jovens e cidadãos negros”, afirma o reitor.

Além de políticos como a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) e o senador Paulo Paim (PT-RS), personalidades do universo artístico brasileiro declararam apoio à iniciativa. Atores e atrizes como Beth Goulart, Mônica Martelli, Paulo Betti, Sérgio Loroza, Veralindá Menezes e Zezé Motta, são alguns signatários das ações.

Quer saber como engajar-se nessa ação? Acesse aqui o site do Movimento AR e saiba que empresas e entidade estão envolvidas com a iniciativa antirracista.

Assista ao vídeo de lançamento da iniciativa, publicado no perfil do movimento no Instagram.

https://www.instagram.com/tv/CCD64dJnd8M/?utm_source=ig_embed



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: